ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E recebe em primeira mão todos os nossos artigos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Aprenda a fazer um mapa mental e saiba como utilizá-lo

Aprenda a fazer um mapa mental e saiba como utilizá-lo

Existem diversas técnicas para aumentar a produtividade, ajudar na organização de tarefas e auxiliar no desenvolvimento de estratégias. Desenvolvido pelo psicólogo inglês Tony Buzan, o Mapa Mental tem como objetivo solucionar problemas que parecem complexos – a partir de uma ideia central ramificada por outros subpontos.

Ideal para facilitar a sua vida, essa técnica funciona muito bem como ferramenta de Marketing Digital. Aprenda a criar seu próprio mapa mental e saiba como utilizá-lo no seu negócio:

Por onde começar?


Todo mapa mental deve começar com uma ideia central, ela deve ser simples para guiar os outros tópicos que serão incluídos. Uma ótima ideia é resumir todo o tema em uma ou duas palavras, como por exemplo:

– Lançamento loja;
– Aumentar conversão;
– Desenvolvimento ebook.

Não se apegue em especificar, aqui você precisa de algo que te ajude a memorizar os pontos importantes.

Escolha os subtópicos


Com o tema principal definido, é hora de reunir todas as informações necessárias. Faça anotações com os tópicos relacionados ao tema e dados que serão adicionados no mapa. A medida que for encontrando, crie pequenas notas colocando todas juntas. Por exemplo, caso o objetivo principal seja “aumentar a conversão” liste os pontos relacionados:

– Banners;
– Newsletter;
– Campanha;

A partir deles você construirá um mapa mais detalhado e eficiente para atingir o principal objetivo.

Defina as prioridades

Após reunir todas as informações, chegou o momento de montar o mapa definitivo. Com uma fonte grande, colorida e bem destacada coloque o tema principal no centro da folha. Crie círculos menores com linhas que ligam ao ponto de onde vieram. Atenção: dados importantes e gerais devem estar mais próximos do centro, os menos relevantes afastados. Exemplo:

Aumentar conversão >
Criar banner >
Destacar promoção >
Chamada principal.

Reorganize se necessário

O projeto não precisa ser finalizado, conforme as novas informações vão surgindo você pode adicionar ao mapa. Faça todos os ajustes que considerar necessário. Não tem problema! É um processo de tentativas, erros e acertos.


Quer apostar em um Mapa Mental DEFINITIVO? O professor universitário Daniel Signorelli, também fundador do canal #SBM Academy e proprietário da agência Smart Social Media, desenvolveu um material com técnicas necessárias para você aplicar no seu negócio de forma prática e efetiva.

São mais de 320 horas de pesquisa, leituras, resenhas, curadoria de conteúdo e produção no formato de mapa mental sobre os principais assuntos e estratégias de Marketing Digital no mundo. Aproveite e invista no sucesso do seu negócio! Assista o vídeo e saiba mais:

https://www.youtube.com/watch?v=UHv20n5uGcE

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *