Conheça 9 Estratégias de Marketing Digital em Mídia Social eficazes!
Daniel Signorelli 27/11/2018 0 Comentários
A mídia social é uma das ferramentas de marketing mais poderosas do seu arsenal. Nos dias de hoje, cerca de 90% dos jovens adultos usam as mídias sociais para se comunicar com as marcas, e, no mínimo, é provável que aumentem.
Em breve, as mídias sociais se tornarão a estratégia de marketing mais importante para todos os mercados-alvo, e se você está prestes a começar sua primeira campanha de mídia social ou se está nisso há anos, sempre há mais coisas para aprender a melhorar sua estratégia.
Para ajudar, confira este guia para os recursos mais atualizados criados para ajudar você a maximizar o impacto de suas campanhas sociais em cada uma das principais etapas de desenvolvimento e implementação.
1. Criando uma persona
O núcleo do marketing de mídia social eficaz é falar com um público específico com seus posts sociais. Portanto, a menos que você tenha uma ideia intuitiva de quem é seu público-alvo, precisará criar personas de público-alvo.
Criar personas é um profundo olhar para com o seu público-alvo, incluindo seus interesses, medos, necessidades e comportamentos, além é claro dos dados demográficos.
Veja um exemplo de como uma persona pode se parecer:
Observe como a persona detalha os objetivos e desafios da pessoa (ou pontos de dor).
Ter uma boa ideia de quem é o seu público ajudará você a escolher plataformas de mídia social. Por exemplo, de acordo com as Tendências da Internet de Mary Meeker , as redes sociais mais importantes para adolescentes e jovens adultos são:
- Instagram (32%)
- Twitter (24%)
- Facebook (14%)
- Snapchat (13%)
- Tumblr (4%)
Aqui estão alguns recursos úteis para criar suas personas:
1.O Fantástico Gerador de Personas (RD e Rock Content)
A Resultados Digitais, em parceria com a Rock Content, duas gigantes do mercado de marketing digital, desenvolveram um gerador de personas completo e gratuito para você: O Fantástico Gerador de Personas,
Com ele você pode, rapidamente, seguir um passo a passo simples e prático e gerar um documento em PDF com todas as informações da sua persona.
2. Superpersona (Superstorm)
O Superpersona, da Superstorm, também é gratuito e tem a intenção de ser simples e intuitivo.
Com imagens e características claras o sistema consegue, sem problemas, descrever com fidelidade seu cliente ideal!
3. Make my Persona (Hubspot)
O Make my Persona (em inglês) é a ferramenta da Hubspot para a criação de buyer personas de maneira simples e eficiente. O diferencial dela é o potencial educativo.
2. Estabelecimento de metas e objetivos
Uma vez que você tenha uma boa ideia de quem é seu público, você precisará identificar as principais metas para seus esforços de marketing de mídia social. O que você realmente espera alcançar com sua estratégia?
As principais metas para a maioria dos programas de marketing de mídia social para PMEs são:
- Construindo consciência de marca (74%)
- Obtendo tráfego do website (53%)
- Geração de leads (41%)
Quaisquer metas que você escolha precisam se alinhar a várias métricas que você pode usar para medir seu sucesso mais tarde:
Sem metas e métricas associadas, você não poderá medir o ROI e determinar se seus esforços são realmente eficazes.
Veja alguns recursos que podem ajudar você a definir suas metas e métricas:
- Métricas de Redes Sociais: um manual prático para aprender o que e como analisar – Rock Content;
- Um mapa de métricas de mídias sociais para os seus objetivos – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados;
- As principais métricas de mídias sociais que você precisa conhecer – Resultados Digitais.
3. Orçamento
Com suas metas definidas, você precisa determinar quanto dinheiro pode alocar à sua estratégia de marketing de mídia social.
Espera-se que a participação dos orçamentos gerais de marketing dedicados às mídias sociais aumente de cerca de 10%, em média, para quase 25% nos próximos 5 anos.
Quanto do seu orçamento você aloca às mídias sociais dependerá de muitos fatores. Talvez você precise fazer um buy-in de uma grande empresa ou talvez seu orçamento seja limitado porque você tem um pequeno negócio. Relacionar suas possíveis despesas mostrará a você (ou ao seu chefe) para onde vai todo o dinheiro.
Você precisará de fundos suficientes para investir em:
- O conteúdo da sua campanha;
- Promoções sociais pagas;
- Ferramentas de gerenciamento de mídia social;
- Esforços de engajamento da comunidade;
- Ferramentas de análise de dados.
Aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a determinar seu orçamento de marketing de mídia social:
- Como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa – Resultados Digitais;
- Marketing nas Redes Sociais com Orçamento Limitado: 4 Dicas Que Funcionam – Neil Patel;
- Kit de Planilhas de Orçamento de Marketing – Rock Content.
4. Recrutamento de recursos (team building)
A pesquisa da Simply Measured mostra que, embora o desenvolvimento real de uma estratégia de mídia social seja mais difícil para as pequenas empresas, as empresas corporativas também enfrentam desafios significativos para garantir recursos internos suficientes para que isso aconteça. Provavelmente, isso ocorre porque as pequenas e médias empresas estão mais abertas à ideia de terceirizar a construção de suas equipes.
Sua grande missão aqui é decidir se sua equipe interna irá liderar sua estratégia de marketing de mídia social, ou se você terceiriza o trabalho. Você pode utilizar uma combinação de ambos – é fácil encontrar freelancers que irão gerenciar suas contas sociais no Upwork ou no Guru . Mas encontrar alguém que desenvolva campanhas sociais que falem ao seu público-alvo é uma tarefa difícil hoje em dia.
Algumas de suas tarefas de marketing de mídia social ficarão mais fáceis com a ajuda de ferramentas – por exemplo, o PicMonkey e o Canva são ferramentas de edição de fotos que você pode usar para fazer suas postagens visuais de mídia social:
Aqui estão algumas outras ferramentas que você pode usar para simplificar as campanhas de mídia social para você ou sua equipe:
- Ferramentas do agregador de blogs – Use uma ferramenta como o Feedly para agregar todos os feeds do seu blog em um só lugar. Selecione facilmente o conteúdo para compartilhar com seu público-alvo, tudo a partir de uma plataforma.
- Ferramentas de automação de mídia social – Use o Swokie ou outra ferramenta e programe suas postagens sociais para sair nos melhores momentos. Eles também ajudarão você a analisar seus resultados.
- Ferramentas sociais a seguir – Use o ManageFlitter ou o FollowerWonkpara identificar e acompanhar seu público-alvo.
Aqui estão alguns recursos para ajudar você a criar a equipe certa e encontrar ferramentas úteis (ATENÇÃO: estes conteúdos estão em inglês):
- 48 Ferramentas e Recursos de Marketing de Mídia Social – BrandWatch
- Os papéis e responsabilidades essenciais da sua equipe de mídia social– FlypChart
- Como estruturar uma equipe de mídia social – LinkHumans
5. Pesquisa
Quando você souber quem executará suas campanhas e quais ferramentas elas usaram para criar tudo, é hora de pesquisar:
- O conteúdo da sua campanha (O que ressoa com o seu público?)
- Sua estratégia de postagem
Suas campanhas de mídia social provavelmente envolverão o uso de uma combinação de seu próprio conteúdo nativo e o compartilhamento de conteúdo de outras pessoas.
Para isso, você precisará gastar algum tempo para encontrar posts de blogs, memes e outros conteúdos sociais relevantes para compartilhar. Você pode fazer isso usando uma ferramenta como o Buzzsumo , ou seguindo grupos sociais e listas relacionadas ao seu nicho. Você também deve aproveitar esse tempo para identificar quais tipos de conteúdo geram a melhor resposta do seu público-alvo.
Em seguida, pesquise sua estratégia de postagem – com que frequência você deve postar e em quais plataformas?
Segundo pesquisa da Hubspot os melhores horários para postar no Facebook são:
- 15:00 às quartas-feiras
- 12 às 13:00 aos sábados e domingos
- 1-4: 00h às quintas e sextas-feiras
A frequência com que você deve publicar seu conteúdo também dependerá da sua plataforma :
Veja alguns conteúdos que podem ajudá-lo no processo de pesquisa de mídia social:
- 20+ lugares para encontrar conteúdo excelente para compartilhar em mídias sociais – TwelveSkip
- O Guia Essencial para o Compartilhamento de Conteúdo – RazorSocial
6. Escolhendo suas plataformas
Você sabia que o usuário médio de mídia social mantém cinco contas?
Se você deseja segmentar efetivamente seu público-alvo, convém alcançá-lo em várias redes diferentes, mas, para isso, não deve planejar presença em todas as plataformas. Você está limitado pelo seu tempo e recursos, então você não quer se esticar demais.
Ter um perfil social que não foi atualizado em seis meses parece menos profissional do que não ter nenhum perfil social, portanto, selecione suas plataformas com cuidado.
Há muitos fatores que você deve considerar ao escolher as plataformas sociais corretas para o seu negócio:
Considere o objetivo de cada plataforma e como ela se relaciona com seus objetivos de negócios – o Facebook é ótimo para criar fidelidade à marca, por exemplo, enquanto o LinkedIn é melhor para o desenvolvimento de negócios B2B. Você também vai querer refletir sobre a demografia do seu público-alvo para ajudar a decidir quais plataformas são mais valiosas.
Confira esses recursos na escolha de suas plataformas (artigos em inglês):
- O Guia Zero BS para Escolher uma Plataforma de Mídia Social para Empresas – WPCurve
- Demografia de Mídias Sociais para Informar uma Estratégia de Segmentação Melhor – SproutSocial
7. Produzindo Conteúdo
Sua estratégia de mídia social exigirá uma combinação de conteúdo para ser bem-sucedida. Portanto, você precisará desenvolver um processo para criar esse conteúdo e maximizar seu valor.
Se você quiser garantir o melhor desempenho do seu conteúdo, verifique se ele é:
- Visual – Você sabia que o conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado em mídias sociais do que outros tipos de conteúdo? Incluir imagens como parte de suas postagens sociais é uma das melhores práticas de marketing de mídia social.
- Emocional – A maioria das marcas evita compartilhar algo polarizador ou opinativo, mas esse é o tipo de conteúdo que mais ressoa nas pessoas nas redes sociais. Crie conteúdo que evoque admiração, entusiasmo ou diversão para incentivar o envolvimento e os compartilhamentos.
- Útil – as pessoas gostam de compartilhar conteúdo que acham que pode ser útil ou educativo para outras pessoas. Um estudo de Berger e Milkman descobriu que as pessoas gostam de compartilhar conteúdo útil para ajudar os outros, para a autoajuda e para o intercâmbio social. Portanto, encontre uma maneira de oferecer algo de valor para seus seguidores sociais. Crie conteúdo social atraente e desenvolva uma estratégia poderosa para promovê-lo.
Esses recursos ajudarão você a se inspirar e criar um ótimo conteúdo social:
- Marketing de Conteúdo para Resultados – Resultados Digitais
- 15 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais – Rock Content
8. Integrando com o resto da sua estratégia digital
Marketing de mídia social não é tudo sobre conscientização de marca. Mais da metade dos profissionais de marketing que usam as mídias sociais dizem que isso ajuda a melhorar as vendas, e é por isso que é importante integrar o marketing de mídia social em sua estratégia de marketing digital mais ampla para obter o máximo disso.
Graças às ferramentas de acompanhamento, como o Google Analytics, é fácil atribuir o tráfego da Web e o comportamento do site a diferentes canais de marketing. Esses dados ajudarão você a visualizar como fazer com que essas estratégias diferentes funcionem juntas para atingir suas metas gerais de marketing.
Algumas das estratégias de marketing que você deseja integrar incluem:
- Marketing de conteúdo
- PPC e publicidade gráfica
- E-mail Marketing
- SEO
- Marketing Off-line
Todas essas estratégias podem funcionar em conjunto para nutrir seus leads e ajudá-los a reduzir o funil de vendas.
Aqui estão alguns recursos que podem ajudá-lo a integrar (artigos em inglês):
- Como construir mídias sociais em seu processo de marketing de conteúdo – Content Marketing Institute
- Como integrar email marketing com uma estratégia de mídia social – Campaign Monitor
9. Análise de rastreamento
O acompanhamento do Google Analytics é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar sua estratégia de marketing de mídia social ao longo do tempo. A análise de acompanhamento fornece uma visão detalhada de quais tipos de conteúdo e estratégias de promoção funcionam, juntamente com os que não funcionam, permitindo que você se ajuste e melhore.
Então, como você pode medir o sucesso de suas campanhas? Enquanto 80% dos profissionais de marketing usam métricas de engajamento (curtidas e compartilhamentos) para avaliar o sucesso, 56% baseiam o sucesso do marketing de mídia social no tráfego do website. Convém usar uma combinação das duas: as métricas específicas nas quais você se concentra serão relativas a suas metas (aumentar a conscientização pode se alinhar melhor com métricas sociais, enquanto o tráfego de referência é um melhor indicador de vendas).
Aqui estão as ferramentas mais comuns que as pessoas usam para medir os resultados de marketing de mídia social:
- Ferramentas de análise nativas no Facebook, Twitter, etc. (65%)
- Plataformas de gerenciamento de mídia social como HootSuite e Buffer (62%)
- Web analytics, como o Google Analytics (59%)
- Plataformas dedicadas de medição de mídia social (22%)
Medir o ROI provavelmente exigirá que você analise os dados gerais e as métricas de engajamento. Tudo isso remonta a suas metas de marketing originais e às métricas associadas. Até que ponto suas várias campanhas de mídia social ajudaram você a alcançá-las?
Esses recursos ajudarão:
- ROI: o que é, como e por que calcular o Retorno sobre o Investimento [+calculadora gratuita] – Resultados Digitais
Conclusão
Este guia é provavelmente muito mais, mas se você olhar para cada seção como um ponto de partida para aprender sobre o que funciona, então é muito mais fácil de implementar.
Apenas lembre-se de que uma estratégia de marketing de mídia social bem-sucedida está em andamento – preste atenção aos seus objetivos e análises, depois ajuste conforme progride. Isso garantirá que, no futuro, você continue melhorando o envolvimento de seu público-alvo.
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